SMS e e-mails fraudulentos: esteja atento!

Tenha cuidado com as tentativas de burla através de SMS (enviadas pelo WhatsApp) e e-mails fraudulentos aparentemente enviados pela Air France. Essas SMS e esses e-mails mal-intencionados tentam obter as suas informações confidenciais (dados bancários, comprovativos de identidade, etc.). Essa técnica é designada por "phishing" ou, em português, "mistificação da interface".

Uma SMS ou um e-mail suspeito? Os bons reflexos a adotar

Adote reflexos simples para se proteger:

  • esteja atento ao remetente da SMS ou do e-mail, não abra documentos enviados em anexo nem clique em nenhuma ligação,
  • nunca comunique os seus dados bancários nem os seus dados pessoais.

Identificar um e-mail ou uma sms fraudulenta

Seguem-se alguns indicadores que devem alertá-lo.

  • O assunto da mensagem é atrativo ou inabitual: Bilhetes Air France gratuitos para todos os destinos; Air France, os seus vales estão prestes a expirar.
  • É-lhe solicitado que comunique os seus dados bancários.
  • O e-mail incita-o a efetuar uma ação urgente: preencher um formulário de pedido de reembolso, proceder a um pagamento, etc.
  • O conteúdo da mensagem está mal redigido ou apresenta erros ortográficos: Está-se a esquecer Vales de Oferta AirFrance.
  • O endereço de e-mail do remetente provém de um fornecedor de mensagens corrente: Gmail, Yahoo, Hotmail, WhatsApp, etc.

Reconhecer um e-mail oficial

A Air France pode enviar-lhe 2 tipos de mensagens. Seguem-se as listas de endereços de e-mail mais utilizados pela Air France em função do tipo de mensagem.

Informações comerciais

Esses e-mails informam-no acerca das promoções ou ofertas especiais, bem como sobre os novos destinos ou serviços propostos pela Air France. Não lhe são solicitadas informações pessoais nessas mensagens.

Informações relativas à sua viagem

Se efetuou uma reserva, pode receber um e-mail a solicitar que forneça informações exigidas pelas autoridades do seu país de destino. Entramos igualmente em contacto consigo para solicitar que efetue o seu check-in. Nesse tipo de e-mail, consta obrigatoriamente um identificador como a sua referência de reserva ou o seu número de cartão Flying Blue.

Inquéritos, jogos, concursos, etc.

A Air France pode convidá-lo para participar em inquéritos relacionados com os nossos serviços, sondagens sobre as suas expetativas ou jogos e concursos.

Recomendamos que atualize regularmente o navegador e o antivírus do seu computador. Comunique-nos qualquer SMS ou e-mail fraudulento aparentemente enviado pela Air France para o seguinte endereço: abuse@airfrance.fr. Relembra-se que este endereço de e-mail não trata de quaisquer outros pedidos comerciais; é utilizado exclusivamente para denunciar um e-mail ou SMS fraudulento.