5.1. Finalidades do tratamento
As principais finalidades para as quais utilizamos os seus dados pessoais são:
a) Prestar-lhe os nossos serviços
Generalidades: a fim de gerir as suas reservas, modalidades de viagens e compras, precisamos de tratar a maior parte das informações listadas na secção 3.1. Entre outras coisas, precisamos dos seus dados de identificação para o identificar e emitir o seu bilhete. A fim de lhe fornecer todas as informações relativas ao seu voo, as diferentes etapas da sua viagem (check-in e embarque) e alterações ao estado do seu voo, precisamos das suas informações de contacto. A fim de lhe prestar um serviço que satisfaça as suas expetativas, também tratamos todos os dados relacionados com a sua viagem e as suas preferências, particularmente se tiver criado uma conta pessoal.
Base jurídica para o tratamento: tratamos os seus dados pessoais porque são necessários para a execução do seu contrato de transporte e para a prestação dos nossos serviços.
b) Gerir a sua adesão aos nossos programas de fidelidade
Generalidades: para que você ou a sua empresa possa beneficiar dos descontos e prémios previstos nos nossos programas de fidelidade, tratamos o seu apelido, dados de contacto, informações de membro, informações de reserva, compras e, quando aplicável, qualquer interação ou comunicação com os nossos serviços (consulte a secção 3.1. a, b, c, e e f).
Base jurídica para o tratamento: tratamos estes dados porque são necessários para a execução do seu contrato de adesão e para a gestão das suas contas e vantagens associadas.
c) Prestar-lhe os nossos serviços online ou nas nossas aplicações móveis e oferecer-lhe uma experiência ideal
Generalidades: utilizamos, por exemplo, o seu apelido e as informações relativas ao seu voo quando efetua o seu check-in na nossa aplicação móvel.
Alguns dos nossos serviços online e a aplicação utilizam a sua posição, por exemplo, para lhe mostrar a localização mais próxima.
A fim de simplificar a utilização dos nossos serviços online ou das nossas aplicações e de lhe proporcionar uma experiência ideal, podemos analisar a sua utilização dos meios digitais que lhe propomos, entre outras coisas, utilizando cookies e tecnologias semelhantes (consulte a secção 3.1. g). O nosso objetivo é, por exemplo, entender que canal digital (e-mail ou rede social) ou aparelho (computador, tablet ou smartphone) prefere a fim de adaptar a nossa comunicação ao canal ou aparelho digital que mais utiliza.
Se interromper a sua sessão de reserva no nosso site, podemos enviar-lhe um e-mail com uma ligação para a sua sessão para que possa continuar no ponto em que ficou. Este tipo de e-mail apenas lhe será enviado se o tiver solicitado ou se tiver concordado em receber as nossas atualizações e ofertas especiais por e-mail (consulte a secção 4.1. e). Pode retirar o seu consentimento para estes e-mails a qualquer momento, clicando na ligação de cancelamento de subscrição, alterando as suas preferências de comunicação na sua conta (se disponível) ou contactando-nos (consulte a secção "9. Como exercer os seus direitos?" abaixo).
Base jurídica para o tratamento: tratamos os seus dados pessoais porque são necessários para a execução do seu contrato de transporte e para a prestação dos nossos serviços, mas também para os fins dos interesses legítimos acima descritos, para poder servi-lo da melhor forma possível através do canal da sua escolha. Os seus dados de localização são tratados com base no seu consentimento.
d) Realizar estudos estatísticos e melhorar os nossos produtos e serviços
Generalidades: realizamos estudos sobre a utilização dos nossos serviços, programas de fidelidade, sites, aplicações móveis e redes sociais, bem como sobre as tendências comportamentais e preferências dos nossos clientes e utilizadores. Utilizamos os resultados das nossas investigações para desenvolver melhores serviços e ofertas para os nossos clientes, melhorar os nossos programas de fidelidade, prestar um melhor serviço ao cliente e melhorar a conceção e o conteúdo dos nossos sites e aplicações móveis.
Categorias de dados pessoais: para efetuar as nossas investigações, podemos utilizar as categorias de dados pessoais descritas na secção 3.1. Também utilizamos os diferentes inquéritos que realizamos para medir a sua satisfação e entender melhor as suas expetativas.
Por exemplo, utilizamos os seus dados de reserva e os serviços adicionais que compra (bagagens adicionais e opções de assentos) para melhorar os nossos serviços e propor ofertas mais relevantes. Por exemplo, se as nossas análises mostrarem que os viajantes em determinados voos são mais propensos a selecionar opções de assentos que proporcionam maior espaço, podemos utilizar estas informações para propor mais assentos do mesmo tipo em voos semelhantes.
Base jurídica para o tratamento: tratamos os seus dados pessoais para os fins dos interesses legítimos acima descritos. Em conformidade com os regulamentos aplicáveis, tem o direito de se opor, por razões específicas à sua situação particular, ao tratamento dos seus dados pessoais para fins de investigações estatísticas (consulte a secção "9. Como exercer os seus direitos?").
e) Enviar-lhe atualizações e ofertas especiais adaptadas aos seus interesses
Generalidades: se for subscritor, enviar-lhe-emos anúncios e ofertas personalizadas por e-mail para produtos e serviços relacionados com a nossa companhia. Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento (consulte as condições abaixo).
Canais: utilizamos diferentes canais, como e-mail, notificações móveis push, correio postal, espaço publicitário em sites e redes sociais. Por exemplo:
- E-mails relativos à sua reserva e à gestão do seu voo: se reservar um voo connosco, receberá vários e-mails relativos à sua reserva (por exemplo, a sua confirmação de reserva, informações sobre o check-in e o embarque). Estas mensagens contêm publicidades e ofertas para produtos e serviços relacionados com a nossa companhia.
- E-mails com atualizações sobre a companhia e ofertas relacionadas com os nossos produtos e serviços: estes e-mails contêm ofertas relacionadas com os nossos produtos e serviços, mas também serviços semelhantes propostos pelos nossos parceiros. Com o seu consentimento, podemos também enviar-lhe e-mails em ocasiões especiais, como uma oferta especial pelo seu aniversário ou ofertas personalizadas para uma próxima viagem nos meses que se seguem ao seu regresso.
- E-mails Flying Blue e BlueBiz: enquanto membro do nosso programa de fidelidade Flying Blue, recebe e-mails com o estado da sua conta e todas as informações necessárias para o funcionamento básico do programa. Pode também subscrever para receber as últimas novidades do programa e ofertas personalizadas por parte do programa Flying Blue, mas também das companhias aéreas participantes e dos nossos outros parceiros. Se for membro do nosso programa de fidelidade BlueBiz, recebe por e-mail as últimas novidades do programa, bem como as nossas ofertas e as dos nossos parceiros. Pode consultar a política de confidencialidade Flying Blue para obter mais informações sobre os dados pessoais que recolhemos em relação à sua adesão ao programa. Pode também consultar uma apresentação geral das companhias aéreas participantes e dos nossos parceiros Flying Blue e BlueBiz nos sites Flying Blue e BlueBiz.
- Mensagens diretas através de outros canais de comunicação: podemos utilizar outros canais de comunicação para lhe enviar mensagens diretas com publicidades personalizadas e ofertas especiais, como correio postal, notificações móveis push ou canais sociais (por exemplo, Messenger, WhatsApp ou WeChat).
- Apresentação de informações relevantes e publicidades personalizadas nos sites e aplicações: consulte a nossa política de cookies. Podemos também utilizar os seus dados pessoais para o excluir de publicidades que já não sejam relevantes para si. Por exemplo, se iniciar sessão no nosso site utilizando a sua conta pessoal AIR FRANCE ou a sua conta Flying Blue ou se visitar os nossos sites através de uma ligação contida num e-mail, associaremos o seu comportamento de navegação e clique aos detalhes da sua reserva na nossa plataforma de gestão de dados. Utilizamos estes dados principalmente para o excluir de publicidades após ter reservado um voo.
- Segmentação de audiência personalizada através de plataformas de meios sociais: pode optar por receber publicidades e ofertas personalizadas nas plataformas das redes sociais que utiliza.
Por exemplo, utilizamos o programa Facebook Custom Audience. Entre outras coisas, este programa permite-nos apresentar publicidades e ofertas personalizadas no seu feed de notícias nas plataformas Facebook, incluindo Facebook Messenger e Instagram. Podemos também utilizar este programa para o excluir de campanhas publicitárias nas plataformas Facebook se, por exemplo, já tiver recebido publicidades ou ofertas semelhantes por e-mail.
Para que o Facebook possa determinar se já tem uma conta, partilhamos o seu endereço de e-mail e número de telefone de forma segura (hash) e pseudonimizada. Não partilhamos outros dados com o Facebook. Inversamente, o Facebook apenas nos fornece dados agregados sobre a eficácia de uma campanha publicitária. Estes são dados que não podem ser ligados diretamente a si. O Facebook não nos informa se tem ou não uma conta no Facebook. Fazemos tudo o que está ao nosso alcance para manter os seus dados pessoais seguros e confidenciais.
Para determinar o nosso público-alvo para uma campanha específica no Facebook, podemos utilizar os detalhes da sua reserva ou os dados que recolhemos quando utiliza os nossos sites, aplicações móveis ou outros meios digitais. O Facebook pode também utilizar os dados recolhidos sobre si para identificar um público semelhante. Isto permite-nos chegar a um novo público através do Facebook.
Pode consultar as páginas dedicadas do Facebook para obter mais informações sobre como os seus dados são utilizados para o programa personalizado de audiência e como pode controlar as informações que o Facebook utiliza para personalizar os anúncios que lhe são comunicados. Também pode consultar a Política de Confidencialidade do Facebook.
Podemos também participar em programas semelhantes propostos por outras redes sociais, como Google, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Snapchat, WeChat, Kakaotalk e LINE. Consulte as respetivas políticas de confidencialidade destas redes sociais para obter mais informações sobre o tratamento dos seus dados.
Se tiver uma conta Air France, após iniciar sessão, pode aceder à página https://wwws.airfrance.fr/profile/communication-preferences e alterar a sua preferência "Ofertas personalizadas da Air France" para a desativar.
Se não tiver uma conta Air France, pode contactar-nos (consulte a secção "9. Como exercer os seus direitos?" abaixo). Ao contactar-nos, utilize o endereço de e-mail para o qual pretende retirar o seu consentimento.
Pode também ter consentido em receber publicidades e ofertas personalizadas em plataformas de redes sociais, concordando com a nossa política de cookies. Pode então consultar a nossa Política de Gestão de Cookies para ver como pode retirar o seu consentimento.
Ofertas personalizadas: o nosso objetivo é propor-lhe ofertas para os nossos serviços e produtos adaptadas aos seus interesses e relevantes para as suas expetativas. Para este efeito, podemos utilizar as categorias de dados pessoais descritas na secção 3.1. Por exemplo, com o seu consentimento, podemos enviar-lhe um e-mail após o seu regresso de uma viagem com ofertas baseadas no seu histórico de reservas para o inspirar para a sua próxima viagem. No mesmo tipo de comunicação, podemos também propor outros serviços semelhantes, como aluguer de veículo, serviços de seguros ou reservas de hotel dos nossos parceiros. Neste caso, todas as comunicações são enviadas pela AIR FRANCE. Nenhum dado é partilhado com os nossos parceiros para este fim sem o seu consentimento.
Base jurídica para o tratamento: consoante a natureza da sua relação com a nossa companhia (cliente ou potencial cliente) e da comunicação que lhe enviamos, tratamos os seus dados pessoais conforme descrito neste parágrafo, com base no seu consentimento ou para os fins dos nossos legítimos interesses ou dos nossos parceiros (em conformidade com as regras aplicáveis em matéria de prospeção comercial), a fim de promover os nossos serviços e realizar ações de marketing direto tendo em vista a sua relação comercial com a nossa companhia. Tem o direito de se opor à utilização dos seus dados pessoais para fins de marketing direto a qualquer momento (consulte a secção "9. Como exercer os seus direitos?" abaixo).
Cancelamento de subscrição: pode sempre cancelar a sua subscrição para deixar de receber anúncios e ofertas personalizadas. Pode consultar abaixo uma explicação sobre como cancelar a sua subscrição.
– E-mails: pode cancelar a sua subscrição das nossas publicidades e ofertas nos nossos e-mails de reserva e do programa de fidelidade, bem como dos e-mails que subscreveu a qualquer momento, clicando na ligação de cancelamento de subscrição. Se tiver uma conta Flying Blue, também pode cancelar a sua subscrição, alterando as suas preferências de comunicação no seu perfil. Se cancelar a sua subscrição, apenas receberá e-mails necessários para poder utilizar os nossos serviços (por exemplo, a sua confirmação de reserva, resumo de viagem e bilhete eletrónico) ou, se for membro do nosso programa de fidelidade Flying Blue, apenas receberá e-mails relacionados com o funcionamento do programa (por exemplo, mensagens que o informem do estatuto da sua conta).
– Correio postal: pode opor-se à receção de ofertas personalizadas por correio postal, contactando-nos (consulte a secção "9. Como exercer os seus direitos?" abaixo).
– Outros canais de comunicação: se tiver optado por receber publicidades e ofertas personalizadas através de notificações móveis, pode cancelar a sua subscrição, alterando as definições do seu smartphone (para notificações push). Visite o site do seu fornecedor de rede social para obter mais informações sobre como deixar de receber publicidades e ofertas personalizadas através das redes sociais (por exemplo, Messenger, WhatsApp e WeChat).
– Contacte o nosso Departamento de Proteção de Dados: pode sempre contactar-nos para deixar de receber mensagens com publicidades e ofertas (consulte a secção "9. Como exercer os seus direitos?" abaixo).
f) Comunicar consigo
Utilizamos os seus dados de contacto para comunicar consigo sobre os nossos serviços ou programas de fidelidade, para responder às suas perguntas e para processar as suas reclamações.
Base jurídica para o tratamento: tratamos os seus dados pessoais porque são necessários para a execução do seu contrato de transporte e para a prestação dos nossos serviços.
g) Garantir a segurança dos nossos voos
Qualquer incidente que possa afetar a segurança de um voo pode ser objeto de um registo informático e/ou de uma apresentação de queixa e, no caso de infrações graves, pode resultar na proibição do transporte nos voos operados pela Air France para os passageiros em causa.
Este registo informático é efetuado principalmente para garantir a gestão de eventos significativos relacionados com a segurança dos voos e, em particular, eventos relacionados com comportamentos de passageiros indisciplinados.
Neste âmbito, as informações das pessoas em causa apenas são acessíveis ao pessoal habilitado da Air France e são conservadas durante 5 anos. No caso de ser apresentada uma queixa, os dados são utilizados para garantir o acompanhamento dos processos judiciais em curso e são conservados durante toda a duração dos processos e das sentenças proferidas.
Estes dados são também utilizados para fins estatísticos e análise sistémica em matéria de segurança dos voos de forma anonimizada.
No caso de uma proibição de transporte notificada pela companhia por infrações graves, as pessoas em causa são informadas por carta, antes do seu registo, do período durante o qual estas medidas especiais de segurança lhes serão aplicadas e podem apresentar as suas observações dentro do prazo estabelecido pelo procedimento. Para este tratamento, são implementadas medidas técnicas e organizacionais reforçadas para proteger estes dados. Para obter mais informações sobre o acesso e a retificação destes dados, consulte a secção "9. Como exercer os seus direitos?" abaixo.
Base jurídica para o tratamento: tratamos estes dados para cumprir com as nossas obrigações legais ou regulamentares, mas também no nosso legítimo interesse em poder garantir a segurança dos nossos voos e dos outros passageiros. O tratamento da proibição de embarque naos aviões da companhia foi autorizado pela CNIL (deliberação n.º 2016-240 de 21 de julho de 2016).
h) Gerir os nossos litígios, prevenir casos de fraude ou cumprir com as nossas obrigações legais
Recolhemos, conservamos e utilizamos os seus dados para fins comerciais internos, como manutenção de registos, gestão de litígios, prevenção de não pagamento e combate à fraude. No caso de fraude, podemos incluir os seus dados pessoais nos nossos sistemas de controlo interno e alerta. Além disso, tratamos os seus dados pessoais em conformidade com as nossas obrigações legais e fiscais.
Podemos ser obrigados por disposições legais a recolher e partilhar os seus dados de identificação, bem como as suas informações de reserva e viagem com autoridades públicas ou organizações governamentais para fins de controlo fronteiriço, imigração, entrada no território de um Estado, segurança ou antiterrorismo.
Base jurídica para o tratamento: tratamos estes dados para cumprir com as nossas obrigações legais ou regulamentares, mas também no nosso legítimo interesse, particularmente para a gestão de litígios, a prevenção de não pagamento ou a luta contra a fraude.
i) Verificar as condições necessárias para obter o número de acreditação para a "tarifa de residente" nas linhas de serviço público da Air France e da Air Corsica
Se vive na Córsega, pode beneficiar de tarifas especiais (conhecidas como "tarifa de residente") nas linhas de serviço público da Air France e da Air Corsica. Estas tarifas apenas estão disponíveis se tiver um número de acreditação, emitido online, e se puder provar que é residente na Córsega para fins fiscais.
Os documentos descarregados por passageiros que tenham solicitado um número de acreditação "residente" através do nosso site são temporariamente armazenados pelo tempo "estritamente necessário" para verificação e atribuição de um eventual número de acreditação, sendo depois sistematicamente destruídos.
Para obter mais informações sobre este dispositivo, pode consultar a Política de Confidencialidade dedicada.
Base jurídica para o tratamento: a Air France e a Air Corsica, enquanto corresponsáveis pelo tratamento, recolhem e tratam os seus dados pessoais com base legal no seu consentimento e no seu interesse, a fim de lhe prestar o seguinte serviço: emissão de um número de acreditação pessoal não transferível, conhecido como número de "residente na Córsega".
Este tratamento é efetuado para lhe propor um percurso do cliente adaptado quando compra bilhetes de avião de ida e volta com partida da Córsega junto da Air France e da Air Corsica, em linhas de serviço público.
j) Propor-lhe serviços específicos, aplicações, eventos, concursos ou campanhas excecionais
Para serviços específicos, aplicações, eventos, concursos ou campanhas excecionais, podemos utilizar os seus dados pessoais para fins diferentes dos descritos na presente Política de Confidencialidade. Informá-lo-emos destes fins quando aderir ao serviço, evento, concurso ou campanha ou quando descarregar a aplicação correspondente.
5.2. Base jurídica
Conforme referido nas finalidades acima descritas, apenas podemos tratar os seus dados pessoais se tivermos uma base legal para o fazer. Em vários casos, a base legal para o tratamento dos seus dados é "necessária para a execução do seu contrato de transporte" e, de uma forma mais geral, para a prestação dos nossos serviços.
Determinados tratamentos de dados pessoais podem ser baseados na recolha do seu consentimento. Poderá então retirá-lo a qualquer momento para o tratamento em causa (consulte a secção "9. Como exercer os seus direitos?" abaixo).
Em determinados casos, podemos utilizar os seus dados pessoais se nós (ou terceiros) tivermos um interesse legítimo em o fazer. Consideramos sempre cuidadosamente todos os interesses: os seus, os de terceiros e os da nossa companhia. Nesta base, por exemplo, tratamos os seus dados para garantir a segurança dos nossos voos ou para fins de investigação estatística ou marketing direto ou para lhe oferecer descontos e ofertas personalizadas (consulte a secção 5.1. d a f, h e i acima para obter mais informações).
Podemos ter a obrigação legal de tratar os seus dados, por exemplo, para cumprir com os requisitos de imigração (consulte a secção 5.1. h acima para obter mais informações).
No caso de se recusar a fornecer os dados pessoais necessários à execução do contrato ou ao cumprimento de um requisito legal, poderemos ser incapazes de prestar parte ou todos os serviços solicitados. Por exemplo, podemos cancelar o seu voo ou não ser capazes de lhe prestar serviços adicionais que tenha solicitado. Se fornecer informações incompletas ou incorretas, poderemos negar-lhe o embarque ou a entrada num território estrangeiro ao abrigo das leis internacionais aplicáveis.