Condições Gerais de Venda do Upgrade Pago de última hora
Nas presentes Condições Gerais de Venda, as expressões e os termos abaixo indicados são definidos do seguinte modo: "Air France": Société Air France, sociedade anónima de direito francês e com sede social em 45, rue de Paris, F-95747 Roissy CDG Cedex, França, inscrita no Registo Comercial de Bobigny com o número 420 495 178. "Cliente": qualquer pessoa singular, titular de um bilhete eletrónico num voo operado pela Air France, que pretenda adquirir uma Opção Upgrade Pago de última hora. "Classe Economy": zona localizada na traseira do avião reservada a Clientes que pagaram uma tarifa Economy. "Classe Premium": zona do avião localizada entre as Classes Business e Economy e reservada aos Clientes que pagaram uma tarifa Premium. "Classe Business": zona do avião reservada aos Clientes que pagaram uma tarifa Business. "Classe La Première": zona localizada na dianteira do avião reservada aos Clientes que pagaram uma tarifa La Première. "Condições Gerais de Venda" ou "Condições" ou "Presentes": as presentes Condições que definem as condições de venda de um Upgrade Pago de última hora. "Opção": possibilidade oferecida ao Cliente de comprar um Upgrade Pago de última hora nas condições definidas nas Presentes e mediante disponibilidade. Os Clientes podem comprar a Opção Upgrade Pago de última hora assim que o check-in abra para o voo em que têm uma reserva confirmada. A Opção é válida por Segmento de Voo. "Preço": preço com IVA por pessoa para um Upgrade Pago de última hora. O preço do Upgrade Pago de última hora varia em função da data da viagem, do destino e da disponibilidade. O Preço será indicado aquando da compra e será enviado um e-mail de confirmação ao Cliente após a compra. "Segmento de Voo": Voo Air France operado por uma única aeronave com um único número de voo. "Upgrade Pago" ou "Opção Upgrade": possibilidade de o Cliente viajar numa classe de transporte superior à inicialmente reservada e assim beneficiar de todas as vantagens associadas a esta nova classe de transporte. A Opção pode ser comprada por um Cliente nas condições definidas nas Presentes. As possibilidades de Upgrade Pago de última hora nos voos Air France são as seguintes:
- da Classe Economy para a Classe Premium;
- da Classe Economy para a Classe Business;
- da Classe Premium Economy para a Classe Business;
- da Classe Business para a Classe La Première.
"Voo Air France": Voos de Longo, Médio e Curto Cursos com um número de voo Air France, operados pela Air France e que permitem comprar uma Opção Upgrade Pago de última hora. "Voo de Longo Curso": refere-se a todos os voos intercontinentais operados pela Air France de/para França e com destino a África (com exceção de Marrocos, Argélia e Tunísia), Médio Oriente, Américas, Caraíbas, Oceano Índico, Ásia e Oceânia que permitem comprar um Upgrade Pago de última hora. "Voo de Médio Curso": refere-se a todos os voos operados pela Air France de/para França e com destino à Europa, África do Norte, dentro/entre os departamentos franceses ultramarinos e Américas que permitem comprar um Upgrade Pago de última hora. "Voo de Curto Curso": refere-se a todos os voos operados pela Air France em França continental e de/para a Córsega que permitem comprar um Upgrade Pago de última hora.
Ao comprar a Opção Upgrade, o Cliente beneficia das seguintes prestações: Prestações aquando da compra online, no aeroporto ou numa agência de viagens AF:
- viagem numa classe de transporte superior;
- franquia de bagagens* (consulte abaixo);
- acesso ao lounge de partidas e chegadas, quando aplicável, exceto no caso de Upgrade Pago da Classe Economy para a Classe Premium (as crianças e os jovens que viajam sozinhos e beneficiam do serviço Kids Solo não podem aceder ao lounge);
- refeição equivalente à que é servida na nova classe de transporte mediante disponibilidade;
- SkyPriority;
- Wi-Fi no caso de Upgrade para a Classe La Première.
Prestações aquando da compra a bordo:
- viagem numa classe de transporte superior;
- sem acesso ao lounge;
- refeição equivalente à que é servida na nova classe de transporte mediante disponibilidade;
- Wi-Fi no caso de Upgrade para a Classe La Première.
* Franquia de bagagens:
No caso de uma viagem composta por um único Segmento de Voo, aplica-se a política de bagagem de mão e de porão da nova classe. No caso de uma viagem composta por dois ou mais Segmentos de Voo, aplica-se a política de bagagem de mão e de porão da nova classe se e apenas se o Upgrade Pago for pago no Segmento de Voo mais longo (não aplicável quando o Upgrade foi efetuado a bordo). Se a viagem for composta por dois Segmentos de Voo equivalentes (dois Voos de Curto, Médio ou Longo Curso), aplica-se a política de bagagem de mão e de porão mais vantajosa para o Cliente.
3.1. Um Cliente pode comprar, mediante disponibilidade, uma Opção Upgrade:
- online (site ou aplicação móvel) antes da partida do voo e até à hora limite de check-in
- numa agência Air France
- em determinados terminais interativos do aeroporto quando este serviço está disponível
- nos balcões de check-in de determinadas escalas
- junto de um agente Air France no aeroporto
- a bordo do avião
3.2. A Opção Upgrade é proposta em todos os voos operados pela Air France equipados com várias cabinas e mediante disponibilidade. No entanto, a Opção Upgrade não pode ser comprada por:
- Clientes que necessitam de acompanhamento médico
- Clientes que viajam com um animal na cabina em caso de Upgrade Pago para a Classe Business nos Voos de Longo Curso
- Clientes que efetuaram um pedido de assentos especiais: "extra-seat" e assento reservado para determinadas bagagens volumosas e/ou frágeis
- Clientes em lista de espera
3.3. A Opção Upgrade não pode ser comprada online (site ou aplicação móvel) para Clientes que efetuaram pedidos específicos aquando da sua reserva que requerem uma verificação prévia por parte do pessoal Air France no aeroporto. Isto abrange, em particular:
- Crianças ou jovens que viajam sozinhos e beneficiam do serviço Kids Solo.
- Clientes que viajam com uma criança com menos de 2 anos.
- Clientes que viajam com um animal na cabina ou com um animal de apoio emocional (por exemplo, cão-guia), excluindo um Upgrade Pago para a Classe Business em Voos de Longo Curso.
Os clientes que reservaram previamente uma refeição especial são informados aquando da compra da Opção Upgrade de que não poderão beneficiar desta refeição na classe de Upgrade.
3.4. Um Cliente pode comprar apenas uma Opção Upgrade por Segmento de Voo, com exceção dos Clientes que compraram um Upgrade Pago da Classe Economy para a Classe Premium, os quais acabarão por optar por um Upgrade Pago para a Classe Business.
4.1. O pagamento da Opção Upgrade pode ser efetuado em dinheiro numa agência Air France na cidade ou no aeroporto. 4.2. O pagamento da Opção Upgrade pode ser efetuado utilizando os cartões de pagamento aceites pelo site airfrance.com ou pela aplicação móvel. 4.3. O pagamento da Opção Upgrade pode ser efetuado por débito de Milhas para Clientes titulares de um cartão Flying Blue. 4.4. O pagamento da Opção Upgrade a bordo pode ser efetuando apenas por débito de Milhas para clientes titulares de um cartão Flying Blue.
5.1. A Air France envidará todos os esforços para respeitar a alteração da classe de viagem que terá lugar após a compra da Opção Upgrade, em conformidade com as presentes Condições. Servem as Presentes para informar o Cliente de que a Air France poderá ser obrigada, por razões operacionais ligadas a requisitos de segurança e/ou proteção, a alterar a possibilidade de utilizar a Opção Upgrade, mesmo após o embarque. Nesta eventualidade, a Air France não assumirá qualquer responsabilidade e o Preço da Opção Upgrade será reembolsado ao Cliente que não pôde usufruir da Opção Upgrade comprada em conformidade com as condições definidas nas Presentes, nos termos das modalidades definidas no artigo 6 "Condições de reembolso" abaixo. 5.2. A Opção Upgrade é pessoal e intransmissível
5.3. A Opção Upgrade está associada a um número de Voo Air France e deve ser utilizada no dia da partida do voo para o qual o Cliente comprou uma Opção Upgrade.
5.4. A Opção Upgrade comprada por um Cliente não é alterável nem trocável, exceto nos casos previstos no artigo 6 "Condições de reembolso". 5.5. Um Cliente que seja membro do programa de fidelidade Flying Blue ganha Milhas e XP com base na sua classe de reserva inicial. Também ganha Milhas por cada euro gasto na Opção Upgrade em voos operados pela Air France (para obter mais informações, consulte o site Flying Blue).
4.4. O Cliente que compre uma Opção Upgrade apenas o pode fazer para si ou para uma pessoa que o tenha devidamente autorizado a comprar, em seu nome e por sua conta, uma Opção Upgrade, a seguir designada por "Passageiro Comitente". Neste último caso, o Passageiro Comitente reconhece que leu e aceitou as Presentes.
O Cliente que tenha comprado a Opção Upgrade poderá obter o reembolso do Preço da Opção Upgrade nos seguintes casos: O voo para o qual a Opção Upgrade foi comprada foi cancelado e o Cliente não pôde viajar. A Opção Upgrade comprada não foi atribuída pela Air France, caso em que o Cliente regressará à sua cabina de origem e o Preço da Opção Upgrade ser-lhe-á reembolsado. O Cliente não terá direito à compensação prevista pelo regulamento europeu 261/2004. O Cliente titular de um bilhete Full Flex cancela o seu voo. O Cliente titular de um bilhete Full Flex altera o seu voo e o Upgrade não está disponível para a sua nova reserva. O Cliente poderá solicitar o reembolso do Preço da Opção Upgrade preenchendo uma reclamação online acessível através da secção "Fale connosco" do nosso site.
A Air France não será responsável nem será considerada como tendo faltado às suas obrigações em caso de incumprimento da totalidade ou parte das prestações e serviços abrangidos pelas Presentes devido a um caso de força maior, conforme definido ou interpretado pela jurisprudência francesa. Neste caso, o Cliente não poderá reclamar qualquer indemnização, juro ou compensação por danos diretos ou indiretos sofridos em resultado da não prestação dos serviços.
A Air France reserva-se o direito de proceder a alterações nas Presentes a qualquer momento. A subscrição da Opção Upgrade estará sujeita às Condições Gerais de Venda em vigor aquando da reserva, a menos que uma alteração nestas Condições Gerais de Venda seja exigida por lei ou por uma autoridade governamental (caso em que esta alteração será igualmente aplicável a todas as encomendas já efetuadas).