Gestão do medo de voar

A Air France propõe-lhe duas soluções para o/a ajudar a ultrapassar o seu medo de voar.

  • Um programa de realidade virtual que inclui conteúdos pedagógicos sobre aeronáutica e exercícios imersivos de role-playing a serem realizados de forma autónoma, no seu domicílio e ao seu ritmo, durante 30 dias.
  • O estágio "Ultrapassar o medo de voar" de um dia no aeroporto Paris-Charles de Gaulle (CDG), com apresentações de profissionais da aviação seguidas de uma simulação de voo num simulador de "cockpit" sobre macacos hidráulicos.

Estágio no centro de formação técnica de pilotos

UMA ENTREVISTA PRÉVIA COM UM PSICÓLOGO Aquando da sua inscrição no estágio, ser-lhe-á enviado um questionário para identificar o contexto em que surge o seu medo, a sua natureza e intensidade. Depois, no mês anterior ao seu estágio, a psicólogo do Centro Anti-Stress entrará em contacto consigo para uma entrevista individual confidencial. Este encontro será uma oportunidade para aprofundar o processo de reflexão que iniciou com o questionário e para analisar a natureza específica do seu medo. Estas etapas preparatórias irão ajudá-lo/a a entender melhor o conteúdo pedagógico no dia do estágio. Esta entrevista é um pré-requisito para o estágio.

AULAS TEÓRICAS PARA PERCEBER MELHOR EM QUE CONSISTE O AVIÃO A 1.ª parte do estágio inclui as intervenções de diferentes profissionais:

  • Um especialista do stress aeronáutico para uma aula sobre os mecanismos fisiológicos e psicológicos do stress e a apresentação de exercícios de relaxamento respiratório, muscular e mental.
  • Um(a) assistente de bordo para lhe explicar o seu trabalho, a sua formação e o seu papel na segurança do voo.
  • Um piloto ensina-lhe os princípios aerodinâmicos e apresenta-lhe a aeronáutica. Desmistifica os "poços de ar", ilustra o fenómeno das turbulências, explica como voa um avião, etc.

Por esta ocasião, os intervenientes, todos atuais tripulantes da Air France, irão responder às suas perguntas.

fotografia de piloto formador

UM SIMULADOR PARA PÔR EM PRÁTICA OS SEUS NOVOS CONHECIMENTOS Após a teoria, embarcará num simulador de voo de 3 eixos, uma réplica exata do cockpit de um avião, instalado no centro de formação Air France em Paris-Charles de Gaulle. Poderá experimentar:

  • Os movimentos de um avião e as condições normais de voo.
  • Diferentes condições meteorológicas e situações de procedimentos de emergência.

Esta experiência prática permitir-lhe-á assistir à metodologia de trabalho de uma tripulação e viver uma experiência de voo concreta. Isto permitir-lhe-á identificar e, em seguida, libertar-se das suas crenças. À saída do simulador, um debriefing com a tripulação e o terapeuta de relaxamento permitir-lhe-á fazer o balanço do dia.

fotografia de simulador

UM ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO APÓS O ESTÁGIO Na sequência do estágio, a equipa do Centro estará ao seu dispor. Convidamo-lo/a a manter-se em contacto, enviando-nos os seus comentários sobre a sua experiência de voo. Durante 12 meses após seu estágio, poderá solicitar uma recomendação por e-mail para cada um dos seus voos com a Air France, a Hop ! ou a Transavia. Esta recomendação permitirá informar a tripulação de que participou no estágio no nosso Centro Anti-Stress. A nossa tripulação poderá então identificá-lo/a facilmente no avião e apoiá-lo/a, se necessário, para garantir uma experiência de voo sem stress.

fotografia de assistente de bordo e cliente

Inscrição

O estágio "Ultrapassar o medo de voar" está aberto a qualquer pessoa que queira ultrapassar o seu medo de voar. Esta formação não resulta numa qualificação e, por conseguinte, não é elegível para a CPF (conta pessoal de formação). Pode, no entanto, ser custeada pelo OPCO (operador de competências) a que pertence se for trabalhador liberal ou independente. Os estágios são programados às segundas e sextas-feiras e realizam-se no centro técnico de formação de pilotos Air France no aeroporto Paris-Charles de Gaulle. São ministrados em francês ou inglês (estágio em inglês disponível mediante pedido). Custo do estágio: 750€ Propomos também um módulo específico para jovens dos 8 aos 15 anos realizado num simulador de cabina A320. Costuma ser organizado uns dias antes das férias escolares francesas. Custo do estágio: 500€ Informações e inscrições por e-mail para: mail.antistress@airfrance.fr

Testemunhos

Na sequência do seu estágio ou logo após um voo, vários participantes pretendem partilhar as suas experiências. Descubra a seguir uns excertos de cartas ou e-mails testemunhais. "Gostaria de vos agradecer a qualidade do vosso acolhimento e a vossa atenção durante este estágio. Nunca senti que estava a ser julgada. Muito pelo contrário! Fui ouvida e acompanhada durante o processo que permitiu pôr um termo à espiral infernal do stress aéreo." "A minha 1.ª viagem após o estágio correu bem, para meu grande espanto. Deve-se à compreensão de tudo o que se passa durante o voo graças, em especial, ao vosso estágio…" "Posso garantir que o estágio é mesmo eficaz! Fui e a viagem correu lindamente. A ida foi bastante stressante no início, mas comecei rapidamente a ganhar confiança. Os progressos são incríveis…"  "Já não tenho medo de ir para fora para assinar contratos… Que maravilha! O voo correu incrivelmente bem e pude pôr em prática os conselhos que me tinham sido dados durante o estágio anti-stress." "Participei no estágio anti-stress e falámos por telefone para prepararmos a minha viagem a Amesterdão. A ida correu lindamente graças aos vossos conselhos. Cheguei lá eufórica porque foi um milagre poder viajar de forma tão descontraída." "Fui para Nova Iorque sem qualquer receio e estava muito descontraída no avião. Tudo correu na perfeição e devo isso a todos vós. Deixei de ter medo de andar de avião. Um autêntico milagre!" "Quando me inscrevi, estava cético quanto aos resultados do estágio (tinha pavor de voar e um voo de mais de 2 horas era impossível), mas, 15 dias depois do estágio, parti para um voo de 4 horas e tudo correu surpreendentemente bem (até gostei do voo). Durante o estágio, o pessoal tem o cuidado de direcionar os problemas de cada pessoa (estágio de 3 estagiários), o que faz com que o estágio seja mais eficiente. Muito obrigado!" "Obrigada aos formadores, foram ótimos. O meu voo de Nice para São Francisco correu muito bem. Tive uns momentos de stress no início do voo, mas consegui controlar-me graças às técnicas de relaxamento que aprendi durante a formação. Também estive menos atenta ao mais pequeno movimento do avião durante a viagem. Não diria que estou totalmente descontraída no avião (apesar de já ter percorrido um longo caminho), mas há uma nítida melhoria e penso que continuará a melhorar nos meus próximos voos. Obrigada!"

imagem de pessoas não stressadas

Análise numérica

Aconselhamo-lo/a a frequentar o estágio o mais próximo possível de um voo programado. Os nossos estágios costumam estar totalmente reservados com três meses de antecedência, mas propomos uma lista de espera para satisfazer as suas necessidades em termos de viagem aérea. Eis o feedback dos clientes que participaram num estágio em 2019 e 2020: As suas expetativas antes do estágio*:

  • 32% Ganhar paz de espírito
  • 26% Ser capaz de viajar ou voltar a viajar de avião
  • 23% Entender as medidas de segurança aérea
  • 17% Entender como voa um avião, em que consistem as turbulências, etc.
  • 16% Ser capaz de viajar de avião sem "ajuda" (medicamentos, álcool, etc.)

O seu feedback após o estágio:

  • 91% dos clientes afirmam que o estágio "Ultrapassar o medo de voar" correspondeu às suas expetativas
  • 96% dos clientes recomendam o estágio a familiares e amigos
  • 80% dos clientes afirmam que o estágio "Ultrapassar o medo de voar" permitiu-lhes melhorar significativamente a sua relação com os aviões
  • 83% dos clientes efetuaram, pelo menos, um voo desde o seu estágio**, com uma distribuição muito equilibrada entre voos:
    • Curto curso, 34
    • Médio curso, 31
    • Longo curso, 34

(*) Várias respostas possíveis. (**) Em 2020, o confinamento impediu determinados clientes de realizarem os seus planos de viagem.