Sustainable-aviation-fuel

Combustíveis sustentáveis para a aviação

A Air France participa ativamente no desenvolvimento de combustíveis alternativos, conhecidos como combustíveis sustentáveis para a aviação ("Sustainable Aviation Fuel" ou SAF). Os SAF comprados pela Air France permitem reduzir as emissões de CO₂ em pelo menos 75% (em todo o ciclo de vida) em comparação com os combustíveis convencionais.

O que são combustíveis sustentáveis para a aviação?

Os combustíveis sustentáveis para a aviação, produzidos a partir de recursos não fósseis, como óleo alimentar usado e resíduos agrícolas, são um substituto para o queroseno. A sua utilização permite reduzir as emissões de CO₂ e partículas finas durante o seu ciclo de vida, ou seja, desde a sua produção até à sua combustão. A Air France compra apenas combustíveis sustentáveis para a aviação que não competem com as cadeias alimentares e não são produzidos a partir de óleo de palma. Proporcionam o mesmo nível de segurança que o queroseno e podem ser misturados com este sem ser necessário modificar os aviões, os seus motores ou as infraestruturas logísticas e de armazenamento.

Airbus A350

Desde 2022, a regulamentação francesa exige que os fornecedores de combustíveis incluam um mínimo de 1% de SAF nas suas vendas de queroseno em França. Empenhada no desenvolvimento destes combustíveis alternativos desde 2011, a Air France pretende aumentar gradualmente esta percentagem para, pelo menos, 10% nos seus voos até 2030. A Air France vê estes combustíveis sustentáveis para a aviação como uma alavanca decisiva para a descarbonização do transporte aéreo. Perante uma produção ainda muito limitada, a empresa trabalha em conjunto com parceiros industriais e institutos de investigação para garantir a rápida emergência de canais de produção em todo o mundo.

Pilot in cockpit