Os combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF) são substitutos do querosene fóssil. Oferecem o mesmo nível de segurança do querosene e podem ser misturados sem modificação dos aviões ou dos motores. Os SAF são produzidos a partir de recursos não fósseis, como óleos usados ou resíduos agrícolas.

Os SAF permitem reduzir significativamente as emissões de CO₂, ao longo de todo o seu ciclo de vida (da produção à combustão), em comparação com o querosene fóssil. Durante o voo, emitem a mesma quantidade de CO₂ que o querosene. As reduções de emissões permitidas pelos SAF provêm do seu processo de produção.

Quais são os critérios de seleção dos SAF adquiridos pela Air France?

Os SAF produzidos e consumidos na União Europeia devem cumprir os critérios de sustentabilidade estabelecidos pela regulamentação europeia, os mais exigentes do mundo, que exigem que a sua produção não entre em concorrência com as cadeias alimentares, humana ou animal, e não sejam produzidos a partir de óleo de palma.

fueling-en-cours

A Air France vai mais longe e aplica estes critérios de sustentabilidade a todos os SAF selecionados pela empresa, incluindo fora da Europa, baseando-se na certificação de organismos internacionais reconhecidos, como o ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) e o RSB (Roundtable on Sustainable Biomaterials).

A regulamentação europeia exige ainda uma redução das emissões de CO2 de pelo menos 65% ao longo do seu ciclo de vida, em comparação com o querosene. Atualmente, os SAF selecionados pela Air France permitem reduzir as emissões de CO2 em pelo menos 75% ao longo de todo o seu ciclo de vida, em comparação com o querosene fóssil.

Os SAF: uma alavanca decisiva para a descarbonização do transporte aéreo

A produção de SAF ainda é bastante limitada (apenas 0,3% da produção mundial de combustíveis para aviação, em 2023). Face a uma produção ainda muito limitada, a Air France trabalha junto dos seus parceiros industriais, para garantir o rápido aparecimento de cadeias de produção em França, na Europa e no mundo.

O combustível para aviação, utilizado à saída de França, já inclui obrigatoriamente uma parte de SAF. Em 2025, os fornecedores de combustíveis devem incluir um teor mínimo de 2% de SAF, nas suas entregas aos aeroportos europeus. Os SAF são misturados com o querosene, injetados nos circuitos de fornecimento de combustível dos aeroportos e abastecem os aviões, sem distinção.

Existe uma contribuição para SAF no seu bilhete?

No preço de todos os nossos voos, encontra-se incluída uma contribuição SAF. O montante desta sobretaxa encontra-se indicado na tarifa detalhada do seu bilhete, na linha: “Contribuição para combustíveis sustentáveis para aviação”.

Para ir ainda mais longe e poder comprar mais SAF, a Air France propõe também uma contribuição voluntária aquando da reserva da sua viagem. Cada euro pago é integralmente investido na compra de SAF. Se for membro do programa de fidelidade Flying Blue, pode financiar estes combustíveis com as suas Milhas e ganhar XP adicionais.

sustainable-fuel
avion-horizon

As ambições da Air France

Pretendemos a incorporação de pelo menos 10% de SAF a nível mundial em 2030, muito acima da regulamentação europeia neste horizonte.

Agradecemos o seu compromisso

Graças às suas contribuições e às dos nossos clientes empresariais, utilizámos 36 618 toneladas de SAF em 2023, evitando, assim, a emissão de mais de 100 000 toneladas de CO₂, o equivalente a 331 idas e voltas de Paris – Nova Iorque.