Combustíveis mais sustentáveis para a aviação

Os combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF) são substitutos do querosene fóssil. Oferecem o mesmo nível de segurança do querosene e podem ser misturados sem modificação dos aviões ou dos motores. Os SAF são produzidos a partir de recursos não fósseis, como óleos usados ou resíduos agrícolas.

Os SAF permitem reduzir significativamente as emissões de CO₂, ao longo de todo o seu ciclo de vida (da produção à combustão), em comparação com o querosene fóssil. Durante o voo, emitem a mesma quantidade de CO₂ que o querosene. As reduções de emissões permitidas pelos SAF provêm do seu processo de produção.

Quais são os critérios de seleção dos SAF adquiridos pela Air France?

Os SAF produzidos e consumidos na União Europeia devem cumprir os critérios de sustentabilidade estabelecidos pela regulamentação europeia, os mais exigentes do mundo, que exigem que a sua produção não entre em concorrência com as cadeias alimentares, humana ou animal, e não sejam produzidos a partir de óleo de palma.

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A Air France vai mais longe e aplica estes critérios de sustentabilidade a todos os SAF selecionados pela empresa, incluindo fora da Europa, baseando-se na certificação de organismos internacionais reconhecidos, como o ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) e o RSB (Roundtable on Sustainable Biomaterials).

A regulamentação europeia exige ainda uma redução das emissões de CO2 de pelo menos 65% ao longo do seu ciclo de vida, em comparação com o querosene. Atualmente, os SAF selecionados pela Air France permitem reduzir as emissões de CO2 em pelo menos 75% ao longo de todo o seu ciclo de vida, em comparação com o querosene fóssil.

Os SAF: uma alavanca decisiva para a descarbonização do transporte aéreo

A regulamentação francesa exige que os fornecedores de combustíveis incluam um teor mínimo de SAF (atualmente 1,5%) nas suas entregas aos aeroportos franceses. Os SAF são misturados com o querosene, injetados nos circuitos de fornecimento de combustível dos aeroportos e abastecem os aviões, sem distinção.

A produção de SAF ainda é bastante limitada (apenas 0,2% da produção mundial de combustíveis de aviação em 2023). Para estimular esta produção, a Air France compromete-se a utilizar o máximo possível de aqui em diante.

Existe uma contribuição para SAF no seu bilhete?

Desde 2022, todos os bilhetes com partida em França incluem uma contribuição SAF no preço (o montante desta sobretaxa é indicado nos detalhes da tarifa do seu bilhete, rubrica: "Contribuição para combustíveis sustentáveis para a aviação").

Para ir ainda mais longe e poder comprar mais SAF, a Air France propõe também uma contribuição voluntária aquando da reserva da sua viagem.

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As ambições da Air France

Pretendemos a incorporação de pelo menos 10% de SAF a nível mundial em 2030, muito acima da regulamentação europeia neste horizonte. Face a uma produção ainda muito limitada, a Air France trabalha junto dos seus parceiros industriais para a garantir a rápida emergência de cadeias de produção em França, na Europa e no mundo.

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80.000 toneladas de SAF em 2023

Em 2023, a AIR FRANCE KLM incluiu cerca de 80 000 toneladas de SAF (quase o dobro do volume incluído em 2022), fazendo do grupo o primeiro utilizador a nível mundial de SAF pelo segundo ano consecutivo.

Agradecemos o seu compromisso

Graças às suas contribuições e às dos nossos clientes empresariais, utilizámos 36.618 toneladas de SAF em 2023, evitando, assim, a emissão de mais de 100.000 toneladas de CO₂.